Neste post você vai conhecer algumas aplicações dos beacons, como eles podem te ajudar a ter insights e ser ótimos aliados para melhorar as estratégias de negócio da sua empresa.
O que são beacons?
Os beacons emitem sinais através de bluetooth de baixa energia (BLE). Esses sinais contêm dados relevantes que serão recebidos por um dispositivo por meio de aplicativos móveis compatíveis. Quando um dispositivo receptor detecta um sinal de beacon, pode realizar ações específicas como: envio de notificações push para o usuário, coleta de dados de localização, entre outras ações.
É importante destacar que os beacons em si são dispositivos simples, que emitem sinais e que grande parte da inteligência e funcionalidade reside nos aplicativos móveis que interagem com eles. Os aplicativos móveis devem ser projetados para detectar e processar os sinais do beacon e em seguida, apresentar as informações adequadas ao usuário.
Em termos de compatibilidade, a maioria dos dispositivos móveis modernos como smartphones e tablets, suportam a tecnologia BLE e podem interagir com os beacons. Os sistemas operacionais móveis, como iOS da Apple e Android são compatíveis.
Onde e como os beacons podem ser utilizados?
Marketing e varejo
Envie notificações push com ofertas especiais, cupons e outras informações quando os clientes estão próximos à sua loja ou em uma seção específica.
Análise de dados e métricas
Colete dados de uso e comportamento dos clientes: tempo de permanência em uma determinada área, padrões de movimento e preferências de produtos.
Experiência do Cliente
Os beacons podem melhorar a experiência do cliente em diferentes cenários. Por exemplo, em um estádio esportivo, podem fornecer informações em tempo real sobre assentos disponíveis, tempos de espera em banheiros ou pontos de venda de alimentos próximos. Em museus, podem oferecer informações adicionais sobre exposições específicas.
Gerenciamento de ativos
Podem ser colocados em paletes ou itens de estoque, permitindo a localização e monitoramento desses ativos com precisão.
Navegação interior
Dentro de grandes edifícios ou espaços internos como shoppings, aeroportos, hospitais e museus, ajudam os visitantes a encontrar lojas, portões, salas ou pontos de interesse, com informações de localização precisas.
Pagamentos móveis
Integrados a aplicativos de pagamento móvel, permitem realizar pagamentos simplesmente aproximando seus dispositivos móveis dos beacons compatíveis.
Percebeu como recolher essas informações pode ser muito estratégico para seu negócio? A partir de dados obtidos com beacons você pode transformar sua maneira de fazer marketing e relacionamento com seus clientes, obtendo cada vez mais retornos financeiros e de branding.
Quer saber como tirar melhor proveito do uso dos beacons e elevar a gestão do seu negócio? Fale com a CWS, temos a solução de automação ideal para você.